Organização: método bullet journal (para iniciantes)

  Você certamente já ouviu falar do método bullet journal, criado por Ryder Carrol, um designer novaiorquino, esse modo de organização busca, como o próprio afirmou em uma entrevista com a equipe da Evernote, flexibilizar a organização diária das pessoas. Desse modo, o bujo, como também é chamado permite que você mesmo construa como vai se organizar. Através de ícones dispostos em uma legenda criada por você mesmo, propõe que eventos ou tarefas são de fato importantes, também pode-se fazer um planejamento mensal, semanal e etc. Como em um planner, a principal diferença é que é você quem constrói ele, você filtra o que é relevante e o que não é. 

  Ryder criou o tão utilizado sistema, atualmente, para sua própria organização, visto que tinha dificuldades de se concentrar precisava de coisas que prendessem sua atenção em um mínimo instante. 

  Eu conheci o sistema através das famigeradas blogueirinhas de estudo, e confesso que achei bem interessante essa ideia de criar sua própria agenda. Talvez isso se deva ao fato de que nunca consegui usar aquelas agendas diárias por completo, somente as escolares. Tanto é que esse estava pensando se iria tentar me organizar com um bujo ou com um planner, porque fiquei com medo de não ter saco para fazer as coisinhas bonitinhas do bujo ao longo do ano. Contudo, acabei por me render ao método de Ryder quando comprei um caderninho sem data e pensei que seria legal vir aqui e compartilhar com vocês essa experiência. Então esse é um post para outros possíveis iniciantes, estão alguns passos básicos que encontrei no Pinterest e adaptei conforme as minhas necessidades.
  1. Faça uma "capa" bonitinha. É bem simples e básico, esse meu caderninho(comprei um baratinho mesmo porque não tenho 60 conto para dar num Cícero) veio com essa página em branco onde fiz esses desenhos que achei no Pinterest também e coloquei minhas metas do ano. Não utilizei de nenhuma caneta cara, a não a uni-ball dourada mas foi só ela mesmo, decorei todo o resto com marca-textos e minhas Compactors de R$ 2,50.
  2. É onde de fato o bujo começa, você vai escolher os ícones e o que eles indicam. Preferi esses, porque o meu bullet vai ser mais destinado para a faculdade mesmo e também porque são desenhos práticos.
  3. Último passo, hora de fazer o planejamento semanal, mensal e afins. Fiz o meu bem básico me baseando por alguns que havia visto no youtube, no canal da Luana Carolina. Está em inglês, porque quero ver se fico fluente, mas você pode fazê-lo como desejar. Coloquei uma frase motivacional, a youtuber que citei sempre coloca e achei legal. De novo, não usei nada caro ou inacessível, acho que o interessante é você tentar fazer com coisas que tem. Gostaram? Comentem aqui ou lá no @umadesocupada_ e me marquem se forem tentar! Espero ter sido útil, é só isso mesmo, beijos azuis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia de inscrição no banco de suplentes.

Resenha: A forma da água e sua quebra das formas.