Por que nunca estou satisfeita comigo mesma?

"Eu tenho tantos rostos que nem me lembro como sou."

Esses dias uma notícia me impactou muita, apesar de ser uma meio velha eu ainda não havia vista. A Mirian Bottan a trouxe a tona novamente e ela sabia bem que devia ter feito isso. Era sobre uma menina de 11 anos que havia se suicidado. Motivo? Ela não estava satisfeita consigo mesma, andava infeliz com a sua aparência. 
Onze anos, a menina tinha. Sabe o que eu fazia com 11 anos? Eu brincava de Barbie e queria ser loira e branca para ver se os meninos me notavam. É um pensamento bem idiota eu sei, mas de repente ser diferente para mim era sinônimo de feiura. Graças a Deus isso não pesou muito para mim quanto para essa menininha. 
O que não significa que não compartilho o mesmo sentimento que ela. Não estar satisfeita comigo, seja na aparência ou até mesmo com a minha capacidade intelectual. Sempre acho algum defeito, sempre fico paranoica para comer ou quando tiro alguma nota baixa. E é o pior sentimento do mundo não se sentir suficiente. 
Mas por que diabos, a gente tem que sempre estar assim? Padrões. 
É os padrões. Admita... Você fica olhando a página do instagram da JuJu Salimeni e desejando ter aquele corpo um dia. Nada de ruim até aí, cada um faz com o corpo o que bem entende. O problema é quando isso vira uma obsessão, te deixa cada vez mais infeliz, a ponto de fazer coisas absurdas como essa menininha de 11 anos. 
Gente, onze anos... Por que a mídia deixa isso passar batido?
Ora, se ela mesma quem impõe os padrões, por que iria se sabotar não é mesmo? 
É triste que estejamos chegando a esse ponto, até as crianças estão caindo nisso. Elas que são mestres na quebra dos padrões, estão caindo neles. E olha, sinceramente estou cansada. Percebi que estava assim muito recentemente. 
Sempre fui uma criança gordinha, até que aos 7 anos comecei a fazer dieta por conta do meu nível de colesterol que estava alto. Pois bem, desde então não parei mais, fiquei nesse engorda emagrece até hoje. Até aí tudo bem, porque eu danço e isso me exije um corpo apto a isso não é mesmo? 
O problema foi que percebi que estava ficando infeliz, porque não conseguia mais cumprir dieta alguma. Sempre ficava com vontade de comer porcaria e quando o fazia ficava a me sentir mal, foi assim durante um bom tempo nesse ano. Até que me cansei e depois de ver um vídeo da Rayza Nicácio falando a mesma coisa o sentimento só foi aumentando. Pensei: "Poxa eu quero emagrecer sim, mas sem sentir essa vontade de vomitar tudo depois que eu comer." 
Sim estava a beira de um transtorno alimentar, a beira de um estágio mais grave. Quantas meninas por aí já não estão nesse estágio por conta de padrões? 
Quantos estudantes não entraram em depressão por não acreditarem em si devido a montanha de coisas no final de um semestre? 
Buscamos sempre nos encaixar no quebra-cabeça da sociedade, mas não percebemos que o que move ela são as peças de desencaixe. Temos que entender que as pessoas são diferentes, possuem limites diferentes, e diversos modo de lutarem pelo que querem. Não estou querendo dizer que se deve ficar sentada e esperando algo do céu, esse texto não é um incentivo a comodidade. Pelo contrário. 
Não devemos buscar ser igual a alguém porque esse alguém aparenta ser perfeito. Primeiro porque ele não é perfeito, segundo que ninguém é igual a ninguém. Você pode sim usar os outros de inspiração para buscar o melhor de si. Para mover a sociedade, para mover a si mesmo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia de inscrição no banco de suplentes.

Resenha: A forma da água e sua quebra das formas.